EVENTO

BREVET realiza III Encontro de Veteranos

Evento tem como objetivo reconhecer homens e mulheres que vestiram o azul com honra e dedicação
Publicada em: 26/05/2023 17:20
Imprimir
Fonte: BREVET
Edição: Agência Força Aérea

A Base de Recepção de Veteranos (BREVET), localizada no Campo dos Afonsos (RJ), realizou, no dia 24/05, o III Encontro de Veteranos. O evento ocorreu no Salão Nobre da Organização Militar (OM) e teve por objetivo valorizar e integrar os veteranos, por meio da apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e da atividade “Contos da Caserna”.

Ao abrir o evento, a Diretora da BREVET, Coronel Intendente Elaine Plaza Montenegro, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “Fico muito feliz em recebê-los aqui na BREVET, espero que este encontro sirva para o resgate de nossas memórias e valores militares. Nossa intenção é cada vez proporcionar mais atividades como estas para os nossos veteranos e pensionistas”, ressaltou a Diretora.

Na primeira atividade do dia, a Banda de Música da BASC, sob a regência do Suboficial Jediael Pereira da Silva, encantou a plateia. Ao tocar sucessos da música popular brasileira, que falam sobre família, amizade e sobre o Brasil, além de canções militares, como a Canção do Expedicionário e a recém-criada canção da BREVET, os músicos conseguiram emocionar o público.

O segundo momento foi reservado para a Oficina “Contos da Caserna”, atividade que esteve presente nas duas edições anteriores do Encontro, voltada para o resgate das próprias histórias dos veteranos e para a troca de experiências.

Inicialmente, a história da origem do monumento localizado na UNIFA, denominado “Gênese do COMAER”, foi narrada pelo Brigadeiro Clóvis de Athayde Bohrer. A memória é formada pela junção de três artefatos: uma âncora doada pela Marinha do Brasil, um canhão doado pelo Exército Brasileiro e uma bomba incendiária, item de armamento das primeiras aeronaves da Força. O veterano, de 98 anos, impressionou a todos ao relembrar, detalhadamente, alguns de seus momentos na Escola de Aeronáutica e como se deu o processo de reconstrução daquele que foi, no ano de 1941, o primeiro monumento erigido em homenagem à criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo sido reeditado e reinaugurado em 2018.  

Contagiado pelo ambiente de lembranças dos primórdios da FAB, o Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico fez uso da palavra, contando aos presentes como surgiu a canção “Bandeirantes do Ar”, criada no fundo de um alojamento da Escola de Aeronáutica nos Afonsos, pelos aspirantes da Marinha e cadetes do Exército que se reuniram pela primeira vez debaixo de um mesmo teto, para dar consecução à Força Aérea Brasileira. 

“Se fecharmos os olhos e imaginarmos a cena, desconhecidos vindos das mais diferentes origens, com pensamentos os mais diversos possíveis, com desconfianças mútuas, de repente reunidos nos fundos de um alojamento e entoando 'Nós somos da Força Aérea Brasileira, o nosso emblema é a águia altaneira, que há de ser grande, forte e varonil, lutaremos, morreremos, pela Bandeira do Brasil!', podemos facilmente perceber a força que a canção passou a ter na formação do espírito de corpo que hoje orgulhosamente temos”, disse o Brigadeiro do Ar.

Abrilhantou também o Encontro o Capitão José Guardião Bezerra Neto, que, diante das lembranças dos seus 18 anos de serviço no PARASAR, compartilhou a emocionante história do complexo resgate do voo 447 Air France, ocorrido em 2009, bem como evidenciou sua vibração e orgulho de pertencer à Força Aérea e de ter contribuído com o lema “Ninguém fica para trás”, ao participar de tantas missões operacionais e salvar diversas vidas, motivando e inspirando os jovens militares da Guarnição de Aeronáutica de Afonsos que prestigiavam o evento.

 Finalizando os “Contos”, o Suboficial Hamilton Vallis Boscarino relatou, com entusiasmo, fatos do início de sua carreira, quando serviu no antigo Serviço Regional de Proteção ao Voo de Recife (SRPV-RF) e de sua passagem pela cidade de Caravelas, onde teve a oportunidade de representar a FAB, trabalhando como professor no Colégio Normal Sul Baiano. O veterano aproveitou o relato dessas experiências para dar bons conselhos à jovialidade presente.

Um momento muito significativo dessa edição do Encontro e carregado de forte emoção foi o reencontro do Capitão Guardião com o Suboficial Almeida (chamado carinhosamente pelo Capitão de “Tio Zé”). Segundo o Capitão Guardião, quando criança, o Tio Zé foi o seu grande incentivador, encorajando-o a ingressar na Força Aérea justamente através de suas histórias da caserna.

Ao término dessa manhã plena de história, trocas e inspirações, os veteranos deixaram a BREVET já ansiosos pela próxima oportunidade. “O evento foi muito bom, pois possibilitou encontrarmos amigos que há muito tempo não víamos. Voltei a ter emoções”, comentou a Suboficial Edna Pereira Guimarães, Veterana da Primeira Turma de Graduadas da FAB.

A reunião contou ainda com a presença do Grupo Azul Barateia, representado pelo historiador aeronáutico Alberto Gomes Filho, Ex-Praça da FAB e pelos apoiadores voluntários do Grupo, o Coronel Farmacêutico Veterano Newton Eleutério de Azevedo e o Engenheiro Paulo Cezar Carvalho Cavadas, Ex-Praça do Exército, que ornaram as atividades trajando uniformes históricos da FAB.

Fotos: BREVET